quinta-feira, 8 de julho de 2010

Crônica
"Que tal rir-se ?"
Já fui assim:ofendia-me com afirmações absolutamente inocentes , fazia questão de não entender brincadeiras e não admitia que mexessem em coisa "séria".E olhe que a lista de coisas "sérias" era imensa ; interminavél , acho. Em suma era um chato de galochas.
Mas a vida não quer saber muito de nossas "convicções", não , ela vai levando e leva de roldão.
Num evento no Rio de Janeiro , o palestrante saiu com essa: "Somos um peido no universo". Cheinho de brios e crenças judaico-cristãs sobre a importãncia do homem , choquei-me . A reflexão veio depois: " E se o homem desaparecesse , o que aconteceria para o Mundo? " A resposta demorou anos , viagens , leituras e mais leituras e , principalmente , sofrimento , imenso sofrimento , mas me colocou no meu lugar e minhas convicções foram para o lugar que lhes competia: o lixo . Aprendi a rir pricipalmente de mim mesmo.
Nunca faltou , na história , quem nos alertasse para a importância do riso e , principalmente , de não se levar a sério demais , de filósofos antigos a pensadores modernos e um montão de pessoas "importantes" que aprenderam a rir de sua "importância" e , por isso , foram mais felizes . Apesar disso , por que não aprendemos ? A gênese da guerra está na falta desse entendimento:quem não entendeuma brincadeira , quem acha que uma "ofensa" dita com sorriso nos lábios é ofensa de verdade , quem sempre cria significados inexistentes , além de assinar um atestado de meriocridade , está se armando . Poderia amar-se . A diferença é apenas um "r" .
Um projeto internacional chmado Censo da Vida Marinha faz descobertas fantásticas sobre o mar . Uma delas: preliminarmente estima que existem 20 milhões de tipos de micróbios no oceano , mas o número pode chegar a trilhões . E daí ? Daí que eles significam 240 bilhões de elefantes . Algo como 3.300 vezes a massa de toda humanidade . E isso apenas de tipos de seres invisíveis a olho nu e que habita o oceano . Só para consolar: eles também respondem pór 95 % do oxigênio dos oceanos e 50 % do existente na atmosfera . Mas importantes são nossas convicçõezinhas! Melhor rir e rir-se .

Nenhum comentário:

Postar um comentário